quinta-feira, 6 de abril de 2017

DESgoverno Pezão Mantém o DESprezo pela Educação Pública.

CAOS da Educação Estadual do RJ.

“Escola democrática é aquela em que seus participantes estão coletivamente organizados e compromissados com a promoção de educação de qualidade para todos”.
     -  ( Luck, 2009, p.59 )  -

Dito isso, podemos afirmar que o estado através da secretaria estadual de educação estadual – SEEDUC não oferece aos seus participantes escolas democráticas, pois até o final do mês de Junho ( 5º mês do início do ano letivo ) e as escolas continuam sem professores de diversas disciplinas nas turmas. Como exemplos : Turmas do 3º ano do ensino médio sem professores de Matemática, como é o caso do CIEP 244 Oswaldo Aranha (em Realengo – Metro IV), e CAIC Tiradentes sem professor de Física ( Gamboa – Metro VI), etc... Engraçado é que :



Outros fatores determinantes para o comprometimento da qualidade do ensino são :

 No estado, o atual secretário Wagner Victer, fechou escolas, turnos e turmas, argumentando que seriam feitas otimizações, mas até agora o que temos visto é o caos nas escolas estaduais. Agora no início do mês começam as otimizações de turmas, ou seja, formarão turmas super-lotadas, o que compromete o binômio ensino / aprendizagem, mas isso não incomoda esse pessoal do DESgoverno do PMDB no RJ afinal seus filhos, netos e sobrinhos não estudam nas escolas estaduais. Cadê a gestão da Seeduc?

 Servidores com salários dignos e em dia, mas isso não acontece, pois temos uma perda acumulada superior a 100% , e estamos com o mesmo parco salário desde Julho de 2014. Ver : observacoeseducacionais.blogspot.com.br/2017/01/salario-defasado-da-educacao-estadual.html
Dessa forma o docente tem que se virar em várias escolas, aulas particulares, e isso compromete os planejamentos das aulas.




A SEEDUC  Merece Receber Cartão Vermelho Pela Sua Péssima Gestão.

https://www.ioerj.com.br/portal/modules/conteudoonline/mostra_edicao.php?k=4EB3F39E-290DF-43CA-B576-ACCA80F524A31

Pelo exposto: Qual é a sua opinião?
Mais sobre o CAOS na educação estadual em :
http://observacoeseducacionais.blogspot.com.br/2017/02/educacao-na-rede-estadual-do-rj-para.html


O Conexão Jornalismo postou essa matéria no link:
http://www.conexaojornalismo.com.br/colunas/educacao/educacao-abril-chega-e-estado-do-rio-segue-sem-professores-54-46785


---

Em 06/05/16 Postei no facebook :

ABSURDO : DESgoverno Pezão, Mídias e Pais dos alunos da rede estadual não estão nem aí pra educação pública estadual do RJ, que sem gestão acarreta que a grande maioria das turmas do ensino médio estão até hoje (06/05/17) sem professores de diversas disciplinas, inclusive as do 3º Ano que farão ENEM.
Fui informado que devido a carência de professores de Filosofia / Sociologia a Seeduc do Sr.Ouvo (Wagner Victer) pretende tirar os Docentes P II de onde estão para cobrir essa carência. Será que pretende deslocar os sem formação nessas disciplinas para salas de aulas?

ALUNOS SEM AULAS DE VÁRIAS DISCIPLINAS POR FALTA DE PROFESSORES. ALGUM PAI VAI NA ESCOLA BRIGAR PARA QUE O FILHO TENHA AULA?

---

Professores da rede estadual relatam desvio de função em 

sala de aula.Segundo eles, processo é parte de 

reestruturação que vem diminuindo número de turmas; 

a Seeduc nega.

29/06/2017 -  8:00h

RIO - A professora de espanhol Viviane Amorim, de 39 anos, há três, trabalhava com um projeto de leitura em escolas do Complexo de Gericinó, em Bangu. Foi quando o idioma, por uma reformulação no currículo da rede, parou de ser ensinado a presos. No final de abril, ela recebeu a notícia de que teria que ser realocada pela Secretaria de Educação em outra unidade. Só não contava com uma novidade: que, em vez de Espanhol, lecionaria português em uma escola de Engenheiro Pedreira, em Japeri, a quase duas horas do seu antigo local de trabalho. Chegou a começar o trabalho no colégio, mas, sem experiência em dar aulas de português desde a faculdade de Letras, disse ter entrado em depressão com a mudança:

- Eu só chorava. Eu disse que não daria aula de português que eu estava habilitada para dar aula de espanhol. Fiz os alunos do colégio novo cantarem em espanhol, eles amaram. Foi o grito que eu podia dar - disse Viviane.
Depois de relatar sua experiência nas redes sociais, denunciá-la no Sindicato dos Professores e ver certa repercussão - participa de vários grupos no WhatsApp em que colegas contam ter vivido mudanças semelhantes, a professora, que mora em Santa Cruz, foi remanejada para voltar a dar aula de espanhol em escolas da Zona Oeste. No entanto, outros professores também vêm denunciando realocações fora de suas áreas de formação ou para as quais prestaram concursos. Só a Comissão de Educação da Alerj soma 90 denúncias de profissionais, entre desvios de função e pulverização de tempos de aulas entre várias escolas - o que é outra queixa dos professores. Para o Sepe, foram 200.
Além do caso de Viviane, repercutiu na internet o da professora de artes Flávia Lopes. Formada em Artes Cênicas e há 10 anos servidora do estado, ela deixou de ter turmas com mudanças no currículo e atuava como articuladora em uma escola de Copacabana quando foi chamada à Metropolitana para redefinir seus horários. Lá, a professora, que também é atriz e diretora de teatro, foi informada de que deveria dar aulas de inglês ou de português, sem sequer ter cursado uma faculdade de Letras, para continuar trabalhando na escola. A opção seria a transferência para um colégio da rede em Rio das Pedras.
- Eu disse: "como assim"? Não sou formada em inglês, não gosto de inglês.Comecei a rir e chorar ao mesmo tempo. Achei tão absurda a situação que fiquei meio que sem saber o que fazer. Nunca me imaginei dando aula em outra disciplina. Para mim, seria ir contra tudo aquilo em que acredito - contou Flávia, que também denunciou o caso ao Sindicato dos Professores do Estado e, com a ajuda deles, conseguiu reverter a mudança.

Segundo os professores, a troca de habilitação, anunciada em uma Circular Interna da Secretaria de Educação divulgada em abril, faz parte de um processo de enxugamento que também tem fechado turmas em mais de 100 colégios estaduais desde o começo de junho, de acordo com denúncias recebidas pelo Sepe.
A medida polêmica está sendo questionada também pela Defensoria Pública do Estado. Não é a primeira vez, segundo a defensora Eufrásia das Virgens, coordenadora de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, que uma onda de fechamento de turmas e turnos acontece: em 2016, uma denúncia do Sepe levou a Defensoria Pública a ajuizar uma Ação Civil Pública contra a implantação da medida. Eufrásia diz que, diante de uma série de novas denúncias neste mês, o órgão está apurando, junto à Secretaria de Educação, essa nova leva de remanejamentos.
- A gente não teve noticia dessa prática em outras épocas, em outros anos, como está sendo feita agora. Questionamos a forma como está sendo feito, sem consulta à comunidade escolar. Temos recebido essa notícia dos professores e diretores e estamos nessas tratativas com a Secretaria de Educação para verificar isso melhor - afirma.

SECRETARIA DIZ QUE PROCEDIMENTO É 'ROTINA ANUAL'
A Secretaria de Educação, entretanto, diz que a prática é uma rotina anual e que está respeitando o número máximo de 45 alunos por turma. Ao GLOBO, o secretário Wagner Victer disse que nenhum aluno precisará mudar de escola por causa do remanejamento, que a pasta chama de "otimização":
- Todo ano você verifica se os alunos matriculados realmente estão matriculados. Se identifica que os alunos estão matriculados e não estão cursando, você faz aquela limpeza de base. E em alguns lugares você vê que o conjunto de turmas está além do necessário. Se você verifica que tem turma de 10, 12 alunos, você junta as turmas. Em hipótese nenhuma um aluno terá que sair de um colégio e ir pra outro. Os colégios particulares todos fazem isso - afirma Victer. Segundo a pasta, em 2016, sobraram 150 mil vagas.
Já de acordo com o Sepe, o movimento prejudica os alunos, que enfrentam uma série de mudanças seis meses depois do começo do ano:

- Como, em final de segundo bimestre, o governo faz isso?
Mudando professor a essa altura do campeonato?
A Seeduc tem que fazer a organização e a otimização dela no primeiro bimestre. Eles estão desorganizando a vida escolar do aluno.A Seeduc vai de novo criar uma situação em que o aluno vai deixar a escola. Vão ter turmas com mais de 50 alunos. Isso é um absurdo, o processo pedagógico fica inviabilizado. Hoje já temos turmas com 45, até 50 alunos. Na Baixada e na Região Metropolitana, isso está acontecendo muito - questiona Marta Moraes, uma das coordenadoras do Sepe. - É um absurdo. Você consegue imaginar uma escola particular fazendo isso no meio do ano? No final de junho?
A secretaria, por sua vez, alega que, por causa da greve de professores e da ocupação de alunos, algumas escolas só encerraram o ano letivo de 2016 em maio deste ano. E afirma também que nenhum aluno foi transferido de turno com as mudanças.
Quanto à troca de habilitação de professores, a pasta alega que os casos citados pela reportagem já foram reanalisados e são "pontuais"."No entanto, cabe esclarecer que o professor habilitado em sua formação, com o devido enquadramento, pode dar aula em diversas disciplinas, o que é uma prática em qualquer estado", defende a Secretaria de Educação.

Fonte:
https://oglobo.globo.com/rio/professores-da-rede-estadual-relatam-desvio-de-funcao-em-sala-de-aula-21523086


---


A Farsa Educacional é escandalosa, 

para isso algumas escolas dão uma folhinha de determinada atividade, para que o aluno entregue alguns dias depois e valha como nota.

ALUNOS SEM AULAS PORQUE ESTADO NÃO ABRE GLP E FAZENDO TRABALHINHOS PÍFIOS. E NA HORA DO ENEM?



O comp@nheiro Thiago L. Silva postou  em 08/05/17: 

Se os alunos não tiveram aula nenhuma e ainda sim serão aprovados com boas notas por fazerem um "trabalhinho" com a ajuda do professor Google.... queria saber se a Seeduc me deixa passar um trabalhinho também que pode ser entregue no final do semestre\bimestre, enquanto eu fico em casa e os alunos também???????????

> A comp@nheira Jane Mary comentou : Vai anotando aí. Próxima greve, vai ter que ser a primeira discussão. Pelo fim da reposição do jeito que a Seeduc quer.

> Thiago L. Silva  : Engraçado é ver professor chorando por não ter GLP mas tá fazendo e corrigindo trabalhinho para a SEEDUC!



---

Rio 09/05/17

Parece que somente agora a Seeduc determinou às direções que remanejam os Professores do 1°e 2° ano do Ensino Médio para turmas de 3° ano afim de suprir carências.  E também professores que estão extra classes como articuladores e que sejam habilitados  em disciplinas em que haja carências.

Como tudo na Seeduc é lento, vejamos se realmente ocorrerá e quando. E se TODAS as turmas terão as carências supridas. E como a Seeduc planeja fazer a reposição pra essas turmas que foram prejudicadas pela sua (Seeduc) gestão INCOMPETENTE.


LEMBRANDO que O CAOS na educação estadual já era previsto devido a incompetência de gestão na Seeduc.

Veja em :
http://observacoeseducacionais.blogspot.com.br/2017/02/educacao-na-rede-estadual-do-rj-para.html


---


Qual será o posicionamento do Sepe?
É triste entrar na sala de aula e ver alunxs respondendo provas nas quais não tem professores!. Ver que vão receber nota 5,0 ainda que não tenham matéria, sem conteúdo e sem uma aula ( SEM AULA). Não entendo como ninguém se revolta!. Cadê a carga horária obrigatória? Cadê a Globo noticiando?.
Estamos no mês de Maio e meus/minhas alunxs não têm aula de matemática, produção textual, filosofia, sociologia...
E seus alunxs? Seus filhos?.


---

Omar Costa
10 de maio às 08:10 Postei no Facebook :

DESgoverno Pezão ( SEEDUC ) Lesa 923 APROVADOS em Concursos e Ignora a 

ALERJ.

A comp@nheira Cida Vieira comentou :"Até hoje, somente quatro nomeações dos professores aprovados em concurso público (2011, 2013.1, 2013.2 e 2014), convocados e habilitados em todo processo admissional da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC) aconteceram e, no que pese, elas foram viabilizadas através de processos judiciais."




Em 27 de julho do ano passado, usava este mesmo espaço para divulgar a falta de nomeação dos professores aprovados em concurso público (2011, 2013.1, 2013.2 e 2014), convocados e habilitados em todo processo admissional da Secretaria de…
ESQUERDADIARIO.COM.BR

Completo : Enquanto isso até agora a Falta de Professores de Diversas Disciplinas Continuam, inclusive turmas do 3º ano do Ensino Médio que DEVERIAM estar com sua grade completa, já que farão ENEM. A pergunta é como a Seeduc fará a reposição das aulas perdidas, devido a sua INCOMPETÊNCIA de gestão? Mais em :

http://carga.esquerdadiario.com.br/SEEDUC-lesa-923-concursados-e-ignora-a-ALERJ?var_mode=calcul

Solução : Os aprovados nos concursos se organizarem e fazere(m) ato(s), ou seja, sair do face e irem pra rua, pois :



---

Outro ABSURDO do DEsgoverno Pezão na Educação Pública Estadual.

Por que Contratar Professores Temporários, quando há docentes Aprovados em Concurso aguardando serem convocados?
Resposta: Contratar os peixes e cabos eleitorais dos amigos dos DESgovernos Cabral/Pezão.

Existem  923 professores concursados à espera de convocação, a Secretaria de Educação do Estado do Rio (Seeduc) teve o aval do Governo do Estado para contratar até 525 professores temporários para o ano letivo de 2017. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado da última segunda-feira, em decreto do governador Luiz Fernando Pezão.
O impasse entre os profissionais concursados e o Estado se arrasta desde o ano passado, quando os profissionais chegaram a passar por todo o processo de admissão, como a realização de exames, entrega de documentos e até abertura de contas, mas não foram contratados. Na primeira quinzena de março, a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) solicitou à Seeduc um calendário com a previsão de nomeação dos 923 professores aprovados nos últimos concursos, e que ainda aguardam admissão. O pedido foi realizado durante audiência pública. Porém, o prazo para que a Seeduc apresentasse as datas venceu no dia 30 de março e a secretaria não cumpriu o calendário.
De acordo com Seeduc, em 2017 não há professores contratados temporariamente no quadro das escolas estaduais do Rio. Questionada pelo EXTRA sobre a admissão dos concursados, a pasta respondeu apenas que “não há previsão, pois a secretaria está concluindo a alocação de professores no quadro de horários após o replanejamento da rede, que foi amplamente debatido em audiências públicas na Assembleia Legislativa”.

http://extra.globo.com/emprego/servidor-publico/mesmo-com-professores-concursados-estado-autoriza-contratacao-de-temporarios-21161380.html#ixzz4dNR6W54S

---

Em 07/06/17 o comp@nheiro, Prof. Eduardo Mariani postou :

Escolas estaduais do RJ abandonadas pela SEEDUC: faltam professores de várias disciplinas,, principalmente Matemática, Física, Química e Biologia, faltam porteiros (falta de segurança para alunos, professores e funcionários), faltam inspetores de alunos, cortes de alunos sem comunicação com a família, faltam Merendeiras, faltam Agentes de Serviços Gerais em número suficiente para a limpeza das escolas, etc.
Alunos e professores do Amaro Cavalcanti fizeram faixas para protest
ar contra todos esses problemas !









---

DEScaso Sem Fim.

O pior é que esse DEScaso com a educação pública parece não ter fim, em 08/04/17 foi postado no facebook :
DESgoverno Pezão Pretende Fechar a Escola Estadual Professor Alfredo Maurício Brum.
Localização da E.E Professor Maurício Brum :
Av.Torres Homem, 3.345 - Éden, São João de Meriti - RJ.
Cep: 25525-500

O governo do RJ pretende fechá-la este ano. Os alunos estão se mobilizando para tentar impedir. Ajude-os DIVULGANDO mais esse ABSURDO. 

Mais em : 







Nenhum comentário:

Postar um comentário